10 filmes para inspirar você na cozinha

Você é como eu e adora ficar vendo vídeos de receitas no Facebook? Que tal soltar o chef que há dentro de você neste fim de semana? Para ajudar na sua inspiração do seu momento Claude Troisgros, separei 10 filmes que dão vontade de fazer pratos deliciosos (e mais vontade ainda de comer).

A 100 Passos de Um Sonho (de Lasse Hallström, 2014)

O que acontece quando uma família indiana se muda para a França e tenta abrir um restaurante bem em frente a outro restaurante, esse bem premiado e que pertence à orgulhosa Madame Mallory (Helen Mirren)? Essa é a deliciosa história de A 100 Passos de Um Sonho. Com um tom de comédia leve sem abandonar a emoção, o filme cativa com seu elenco e, claro, com os pratos maravilhosos.

Chef (de Jon Favreau, 2014)

De longe, meu favorito da lista (junto com Ratatouille) e também o mais apetitoso. Um chef cheio de personalidade acaba largando seu emprego em um renomado restaurante e vai se aventurar pelo país em um food truck. Por trás disso tudo também tem uma história linda de um pai que quer voltar a ser o herói de seu filho. Escrito, dirigido e protagonizado pelo Jon Favreau.

Chocolate (de Lasse Hallström, 2000)

Mais um filme do Lasse Hallström, esse de enlouquecer qualquer chocólatra. Uma mãe solteira, vivida por Juliette Binoche, muda-se para uma cidadezinha no interior da França com sua filha. Lá, de frente pra igreja, abre uma loja de chocolates. Mas por algum motivo, essa mulher parece representar algo escandaloso demais para alguns dos moradores da cidade. Ela vai precisar tentar conquistar a simpatia das pessoas com seus doces incríveis.

Como Água Para Chocolate (de Alfonso Arau, 1992)

Um amor proibido leva Tita (Lumi Cavazos) a se jogar na cozinha, inserindo em seus pratos todos os seus sentimentos, que são sentidos por quem os come. Este filme mexicano é o mais antigo dessa lista, é um clássico obrigatório em todas as listas do tema.

Como Um Chef (de Daniel Cohen, 2012)

Um embate entre a cozinha clássica e a cozinha moderna. O chef veterano Alexandre Lagarde (Jean Reno) está vendo a hora de perder seu emprego para um profissional mais jovem, com técnicas modernas, quando conhece Jacky Bonnot (Michaël Youn). Parece que o rapaz talentoso será a solução para seus problemas.

Estômago (de Marcos Jorge, 2007)

Nosso representante nacional da lista é a cara das cozinhas brasileiras. Nonato (João Miguel) chega na cidade com uma mão na frente e outra atrás. Ele começa a trabalhar num bar pé sujo, onde aprende a fritar pastel e coxinha. Daí em diante ele descobre um talento, que passa, além do bar, por um restaurante italiano e na prisão. Na sociedade, ou você devora, ou você é devorado.

Julie & Julia (de Nora Ephron, 2009)

A história da famosa apresentadora da TV americana e autora de livros culinários, Julia Child (Meryl Streep), e uma grande fã, Julie Powell (Amy Adams). Julie se propõe a fazer todos os pratos do primeiro livro de Julia, enquanto publica o desafio seus resultados em um blog. Streep, Adams e Stanley Tucci só acrescentam motivos para assistir a este filme.

Ratatouille (de Brad Bird e Jan Pinkava, 2007)

A lição de que “todos podem cozinhar” é levada às últimas consequências nessa animação da Disney/Pixar, onde um ratinho é o verdadeiro gênio das panelas. Aliando-se a um rapaz desajeitado, ele passa a fazer parte secretamente da equipe de um famoso restaurante em Paris. Filme lindo e divertido.

Sem Reservas (de Scott Hicks, 2007)

É a versão americana do filme alemão Simplesmente Martha. Uma chef (Catherine Zeta-Jones) que vive para seu trabalho vê sua vida mudar quando ganha a guarda da sobrinha. Começa um duelo com o bem-humorado e convencido Nick (Aaron Eckhart). Uma graça de filme, bem levinho.

Today’s Special (de David Kaplan, 2009)

Mais um sobre comida indiana. Nesta comédia, um jovem chef deixa o emprego após não ter sido promovido. Os acontecimentos da vida o forçam a mudar seus planos e redescobrir sua herança cultural através da arte da cozinha indiana.

Roseana Marinho

Roseana Marinho

Publicitária, desde a adolescência apaixonada pela sétima arte, opina e debate sobre as obras cinematográficas. Ama literatura, astronomia e história e é tão eclética que faz ballet clássico e kung fu. Nas horas vagas, além dos filmes, também vê muitas séries.

roseanam has 30 posts and counting.See all posts by roseanam

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *