Deputados Federais Alagoanos e o uso do twitter

Olá, querido (a) leitor (a)!

É um prazer iniciar meus trabalhos no portal ROTA 82. Quero contribuir com reflexões, análises, observações e indagações sobre o universo do Marketing e Ciências Sociais, que são as duas áreas que atuo no campo profissional e acadêmico.

Inicio minhas atividades aqui no portal trazendo o primeiro post de uma série de observações que virão sobre a presença dos políticos alagoanos nas mídias sociais. Nessa primeira publicação, exponho uma análise ainda superficial, pois tenho como interesse despertar o assunto entre vocês e claro apresentar um pouco da proposta da minha participação aqui no portal ROTA 82.

Venho dedicando um tempo precioso nesses estudos, pois acredito que o assunto é de fundamental importância para a construção de um conhecimento nesse campo de estudos. Além disso, vejo também como importantes, pois são tratados assuntos como democracia, participação política e novas formas de interação entre o político e eleitor.

Escolhi apenas uma mídia social, porque, pretendo apresentar as observações de forma separada, ou seja, cada publicação uma mídia social, e mais a frente expor de maneira ampla.

Dessa forma, o primeiro passo realizado foi fazer uma busca para identificar quais os deputados federais por Alagoas possui perfil no Twitter. Conforme consta na planilha, não encontrei uma conta no Twitter do deputado federal Nivaldo Albuquerque (Deputado Nivaldo Albuquerque assumiu o lugar na câmara federal do atual ministro Mauricio Quintella).

Os demais deputados federais se diferenciam entre si sobre a forma como cada um marca presença no Twitter.

O deputado federal Arthur Lira publicou pela última vez (até a hora da publicação desse texto) no dia 24 de Maio. No final de 2015, o deputado atualizava diariamente sua conta no Twitter. Porém, na medida em que os meses foram passando a frequência de atualização foi diminuindo. Arthur Lira utiliza ou utilizava sua conta para expor algumas ações de seu mandato, e parabenizar municípios.

O Deputado Federal Givaldo Carimbão, atualizou pela última vez sua conta no Twitter no dia 10 de Junho de 2014. O deputado utilizava seu perfil para expor a agenda diária, e as principais ações de seu mandato.

O Deputado Federal JHC atualizou seu perfil em 16 de Agosto de 2016. Até este dia, o deputado utilizava seu perfil para expor sua agenda diária, ações diárias e retuitar as publicações as quais ele estava envolvido e também retuitar as publicações do partido que é filiado.

A Deputada Federal Rosinha ADEFAl assumiu recentemente o cargo de deputada. Ele assumiu a vaga que era do atual ministro Marx Beltrão. As principais publicações da deputada são compartilhamento de fotos e vídeos que ela publica em outras mídias sociais. Diante disso, acredito que a deputada utiliza seu perfil no Twitter como forma de compartilhar o conteúdo postado em outras mídias.

O Deputado Federal Paulão se destaca pelo alto volume de publicações diárias que faz em seu perfil. Paulão utiliza os recursos como vídeo, ou seja, utiliza a recurso vídeo que o Twitter oferece. Também utiliza imagens e retuita publicações de portais de notícias de também do partido que é filiado. Sua última atualização foi no dia 21 de Outubro de 2016.

O Deputado Federal Pedro Vilela, atualizou pela última vez seu perfil no dia 19 de Fevereiro de 2016. Utiliza ou utilizava seu perfil para expor opiniões diante alguns acontecimentos no cenário político brasileiro. Para divulgar suas ações diárias. E em alguns momentos retuitar publicações do partido ao qual é filiado.

O Deputado Federal Ronaldo Lessa, possui uma conta recente no Twitter. É tão recente que só tem 7 seguidores e publicou apenas 17 vezes. A última atualização foi no dia 21 de Outubro de 2016. O deputado utiliza seu perfil para expor suas ações diárias, a agenda e divulgar seus artigos.

O Deputado Federal Cícero Almeida, possui um perfil que acredito foi utilizado na campanha para deputado federal. Não foi encontrado até o momento nenhum outro perfil associado ao deputado, mesmo Cícero Almeida estando em campanha para prefeito de Maceió. A última atualização do perfil foi em 21 de Agosto de 2014. O deputado utilizava sua conta para expor suas ações, projetos e realizações.

Uma série de observações esses dados, ainda em estágio superficial, podem nos trazer. Pretendo me aprofundar mais nessas observações nas próximas publicações. Mas, que poucos são os deputados federais alagoanos que utilizam seus perfis no Twitter para prestar conta de suas atividades. Alguns não têm o hábito de realizar constantes publicações. Em casos específicos o Twitter é utilizado apenas como um recurso para externar as publicações em outras mídias e não como mais um canal destinado a promover engajamento. Outro ponto observado e também gera questionamento é um alto volume de publicações resultará em um maior número de seguidores?

Como apresentei na introdução, nessa primeira publicação, exponho uma análise ainda superficial, pois tenho como interesse despertar o assunto entre vocês e claro apresentar um pouco da proposta da minha participação aqui no portal ROTA 82. Nas próximas publicações, pretendo lapidar esse material que ainda está em estágio bruto, mas, com profundas indagações e importantes observações para este campo de conhecimento.

DEPUTADO PARTIDO PERFIL SEGUIDORES ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO
Arthur Lira PP DepArthurLira 993 até 21/10/2016 24 de Maio 2016
Givaldo Carimbão PHS GivaldoCarimbao 1.633 até 21/10/2016

 

10 de Junho 2014
JHC PSB JHC_40 3.898 até 21/10/2016 16 de Agosto 2016
Rosinha da ADEFAL PT do B rosinhadaadefal 4.178 até 21/10/2016 19 de Outubro 2016
Nivaldo Abuquerque PRP Perfil não encontrado
Paulão do PT PT paulaodopt 2.202 até 21/10/2016 21 de Outubro 2016
Pedro Vilela PSDB vilelapedro 1.012 até 21/10/2016 19 de Fevereiro 2016
Ronaldo Lessa PDT ronaldopdt 7 até 21/10/2016 21 de Outubro 2016
Cícero Almeida PMDB Cicero2800 60 até 21/10/2016 21 de Agosto 2014
Ricardo Santos

Ricardo Santos

25 anos, membro da Assembleia de Deus em Alagoas. Formado em Gestão de Marketing pela FAA. Graduando do 5º período em Ciências Sociais na Universidade Federal de Alagoas. É idealizador do site Social e Marketing, um projeto que estuda a atuação dos representantes políticos alagoanos nas redes sociais.

ricardosantos has 3 posts and counting.See all posts by ricardosantos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *