Entrevista com Deputado Estadual Bruno Toledo – Democracia e Redes Sociais

Olá,

Tive o prazer de realizar uma entrevista com o Deputado Estadual Bruno Toledo (PROS/AL). Deputado Bruno demonstrou bastante clareza e conhecimento sobre os assuntos tratados na entrevista.

Dentre as várias observações que fiz sobre as respostas dadas, algumas me chamou mais a atenção. Em conversa com o Deputado Bruno Toledo, ele me afirmou que não tem como prioridade utilizar as redes sociais apenas para fazer propagandas, e utilizar técnicas de marketing. Deputado frisou que usa as redes sociais para realizar transparência.

Observo isso com grande cuidado, pois percebo que as preocupações do deputado. Ser transparente e promover isso nas redes sociais são de fundamental importância para o ambiente democrático e preocupação em prestar contas à população de suas ações.

Comunico que sou grato pelo espaço e oportunidade.

CONFIRA:

Social e Marketing: Qual a noção/concepção do senhor sobre democracia?

Bruno Toledo: Democracia é o governo do povo. É o sistema de governo no qual o povo exerce seu poder escolhendo seus representantes, ou seja, os responsáveis por comandar, coordenar, dirigir e fixar planos e diretrizes de atuação de um Estado.

Social e Marketing: Como o senhor enxerga e aplica esta sua concepção às redes sociais?

Bruno Toledo: No Brasil somos 200 milhões de habitantes e no início de 2016 chegamos a marca de 99 milhões de usuários ativos mensais somente no Facebook, sem citarmos outras redes como Instagram, WhatsApp, Twitter e Pinterest. É notório que o desenvolvimento do computador, a descoberta da internet e das redes sociais revolucionaram a troca de informações entre os indivíduos. E informação é poder. Nós estabelecemos canais de diálogos instantâneos entre pessoas próximas e distantes geograficamente e entre pessoas de diferentes perfis profissionais, intelectuais e sociais.  

As redes sociais deram voz à população, popularizaram o acesso a informações, proporcionaram o aumento do controle dos atos praticados pelos governantes eleitos e têm auxiliado a convocação de mobilizações populares pela defesa de interesses.

foto: assessoria
foto: assessoria

Social e Marketing: Como o senhor analisa as redes sociais em um momento crítico do cenário político do Brasil?

Bruno Toledo: Fundamental. Ampliou o debate: cada um tem a oportunidade de expressar o que pensa. Ampliou a cobrança por posturas éticas e profissionais por parte dos representantes eleitos.

Social e Marketing: Por quais motivos o senhor aderiu às redes sociais?

Bruno Toledo: Pela transparência e por ser mais um canal de diálogo com a comunidade. Nas redes sociais a população pode acompanhar meu trabalho, minha postura e pode conversar comigo.    

Social e Marketing: Diferente de alguns candidatos; após as eleições, o senhor continuou atuante nas redes sociais. Quais os motivos que o levaram a continuar com os seus perfis ativos?

Bruno Toledo: Exatamente pela transparência, para que cada cidadão possa acompanhar minha atuação no parlamento alagoano, e pelo canal de comunicação, pois eu também preciso saber o que o eleitor pensa e como espera que eu atue.

Social e Marketing: Como o senhor enxerga a presença dos eleitores alagoanos nas redes sociais? E como se dá a sua relação com o eleitor de Alagoas?

Bruno Toledo: O alagoano é um povo adepto ao novo e tem presença marcante nas redes sociais, seja para acompanhar os representantes eleitos, para se manter informado, para se divertir ou para socializar. A nossa relação é tranquila. Esforço-me para responder cada mensagem e a única coisa que peço é o diálogo respeitoso e democrático diante das divergências.   

Social e Marketing: Quais os seus anseios com a sua relação com os eleitores nas redes sociais? O que senhor deseja sobre esta relação?

Bruno Toledo: Desejo que acompanhem o meu dia a dia, pois eu os represento e entendo que é importante o acompanhamento do meu trabalho. Além disso, é um canal onde posso ter feedback, onde eles podem comentar o que pensam e esperam da minha atuação.

Social e Marketing: Gostaria que o senhor falasse sobre seus projetos para 2016. Expusesse suas considerações finais. Sinta-se à vontade para fazer críticas e agradecimentos. Deixe seus contatos nas redes sociais.

Bruno Toledo: Nos últimos meses vivemos turbulências no cenário político nacional e imagino que isso reflete de alguma forma nas eleições municipais. A forte crise econômica também tem gerado reflexo direto na popularidade dos gestores e muitos estão desistindo do pleito, o que, naturalmente, resultará em profunda renovação.Estarei próximo do processo político reafirmando o meu apoio aos gestores que avalio serem merecedores e também apresentando propostas de renovação onde as administrações municipais precisam melhorar. Ao mesmo tempo, não descuidarei de minhas obrigações como parlamentar, continuarei agindo com independência, transparência e exercendo firmemente meu papel fiscalizador.    Agradeço a oportunidade de participar desta entrevista e, além do espaço nas redes sociais, deixo também a porta do gabinete aberta para quem quiser aparecer para um café e para dialogar democraticamente sobre os mais variados temas.

Facebook: Bruno Toledo

Instagram: @toledobruno

Twitter: @toledo_bruno

Site: www.brunotoledo.net

Ricardo Santos

Ricardo Santos

25 anos, membro da Assembleia de Deus em Alagoas. Formado em Gestão de Marketing pela FAA. Graduando do 5º período em Ciências Sociais na Universidade Federal de Alagoas. É idealizador do site Social e Marketing, um projeto que estuda a atuação dos representantes políticos alagoanos nas redes sociais.

ricardosantos has 3 posts and counting.See all posts by ricardosantos

2 thoughts on “Entrevista com Deputado Estadual Bruno Toledo – Democracia e Redes Sociais

  • 16/11/2016 at 6:50 pm
    Permalink

    Nobre Ricardo, Boa noite! Percebi que a abordagem de sua entrevista, que vc deu oportunidade para que o entrevistado nos mostrasse sua visão do mundo moderno e como ele a utiliza em seu benefício.
    Seria interessante vc também explorar sobre os projetos desses deputados, e dar oportunidade ao seu leitor de saber o que acontece dentro daquela casa.

    Reply
    • Ricardo Santos
      16/11/2016 at 7:19 pm
      Permalink

      Olá, José Wilson! Muito obrigado pelo seu comentário. Sua sugestão é muito importante. Irei procurar fazer isso com todo prazer. Nas próximas próximas publicações irei tratar disso.
      Grato.

      Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *