Espalhe essa ideia: Os 10 mandamentos do comportamento dentro do cinema

Ir ao cinema deve ser um momento de descontração e diversão. Uma viagem para outro mundo com pessoas diferentes e uma história surpreendente. E para essa experiência ser sempre positiva para você e para todos os presentes na sala algumas regras precisam ser respeitadas, além de o bom senso sempre estar presente. Não custa nada lembrar e espalhar por aí para que todos estejam cientes. 🙂

1 – Deixarás o celular no silencioso.

Começando com a regra mais básica de todas: entrou no cinema, coloque seu celular no modo silencioso, ou então desligue. Lembre-se também se tem algum alarme que possa despertar enquanto você está na sala.

2 – Evitarás tirar o celular do bolso/bolsa durante a sessão.

Nem preciso dizer que atender o celular durante a sessão é gafe, né? Mas, além disso, procure não ficar acendendo a tela, pois a luz incomoda os demais na sala. Cinema também não é lugar de ficar trocando mensagem no Whatsapp, ou ficar olhando Facebook, Instagram, etc. Antes de começar a sessão, tudo bem. Mas quando as luzes de apagarem, vá guardando seu aparelho. Ah, e nada de fotos com flash, por favor!

3 – Conferirás o lugar que está sentando.

Muitos dos cinemas já possuem cadeiras numeradas. Aqui em Alagoas, dos 6 cinemas, em 4 deles (Centerplex, Cinesystem Arapiraca e Maceió e Kinoplex) você escolhe onde irá sentar no momento em que compra o ingresso. Não adianta dar uma de desentendido e sentar em outro lugar ao entrar na sala. Já vi relatos de brigas e bate-boca por conta disso. Vamos evitar!

4 – Evitarás conversar.

Eu sei que dá aquela vontade de fazer algum comentário com seu companheiro(a) de cinema. Então,  se for conversar, que seja muito, mas muito baixo, para que apenas você e o receptor da informação sejam capazes de ouvi-la; E, de preferência, que sejam comentários breves. Deixe para debater mesmo o filme ao final da sessão, comendo uma comidinha boa na praça de alimentação ou no trajeto de volta pra casa.

5 – Não ficarás chutando a cadeira da frente.

Isso independente de ter alguém sentado nela ou não, mas principalmente se estiver ocupada. Novamente falando pela realidade daqui de Alagoas, temos cinema com um espaço até razoável para as pernas.

6 – Não ficarás batucando, batendo o pé forte no chão ou fazendo barulhos similares.

A gente aceita barulho de pipoca, de embalagem de chocolate (tudo com educação e moderação, claro), mas batuque e pezinho nervoso no chão, não dá. Incomoda e atrapalha a concentração das outras pessoas no filme.

7 – Não apoiarás o pé na cadeira da frente.

Lembre-se: você não está em casa. Apoiar o pé na cadeira da frente pode inclusive estragar o revestimento ou quebrar o encosto. Aí depois você entra no cinema e reclama que tem cadeiras quebradas. Vamos ajudar a preservar nossas salas? Dito isso, cuidado com os braços das cadeiras também. Em alguns cinemas eles podem ser levantados, mas seja gentil!

8 – Não fumarás.

Essa também é bem manjada e bastante falada nas indicações de segurança da maioria das sessões. Mas vamos reforçar, só por precaução. 

9 – Jogarás o lixo no lixo.

Ao terminar a sessão, leve as embalagens do que você consumiu para o lixo. Sempre tem uma lixeira próximo às portas de saída. Vamos deixar a sala limpa para os próximos espectadores e contribuir com o pessoal do cinema. Já pensou o atraso na sessões se eles tiverem que recolher tudo de todas as cadeiras depois de cada exibição?

10 – Devolverás o que for propriedade do cinema.

Óculos 3D e aquelas bandejas onde levamos a pipoca e o refri devem ser devolvidas ao final do filme. Não é pra deixar na cadeira e muito menos sair da sala com eles. Entregue tudo aos funcionários que ficam responsáveis por recolher esses objetos, próximo à saída da sala.

Esses mandamentos não tem nada de outro mundo, não é? E essas ações simples vão fazer a experiência de todos no cinema ainda melhor. Ah, e não esqueça de chegar cedo para não perder o início do filme. Nunca se sabe quantos trailers serão exibidos antes daquela sessão. 😉

 

Roseana Marinho

Roseana Marinho

Publicitária, desde a adolescência apaixonada pela sétima arte, opina e debate sobre as obras cinematográficas. Ama literatura, astronomia e história e é tão eclética que faz ballet clássico e kung fu. Nas horas vagas, além dos filmes, também vê muitas séries.

roseanam has 30 posts and counting.See all posts by roseanam

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *